“O Meu DNA” – livro autobiográfico da escritora Janet Girão

Durante a pandemia da Covid-19 em pleno isolamento social em 2020, a leitura e a escrita contribuíram para manter uma cearense com a mente totalmente ocupada, despertando uma paixão antiga, onde há muito tempo atrás Janet Girão costumava registrar tudo sobre seus amigos e como se relacionava com eles. Surgindo assim, a escritora com a necessidade de voltar a registrar suas memórias, citando pessoas importantes que fizeram parte da sua vivencia.
Em 2022 surge “O Meu DNA”, uma autobiografia da nordestina que relata sua trajetória de vida com a família, amigos, trabalho, além de ideias, realizações, amores, vida e morte com a intenção de inspirar os leitores. O livro é apresentado pelo amigo e psicólogo Eder Menezes de forma poética. Onde a própria autora dedica o projeto literário a ela mesma, aos familiares e amigos que marcaram sua vida, publicado pela Editora Ser Poeta, e será lançado em julho deste ano, mês em que a autora completa 71 anos de vida.
“Busquei inspiração nos livros “Olga Barroso - Na Vanguarda da Vida” de Juarez Leitão, “Autobiografia de Fernanda Montenegro – Prólogo, ato, epílogo”, e “O Cearense” de Parsifal Barroso que fala da "cearencialidade" (o jeito cearense de ser), me senti motivada por ser cearense, escrevendo um pouco sobre minha trajetória, principalmente no que se refere ao desenvolvimento de trabalhos na área da Assistência Social”, fala a Coruja Autora.
No dia a dia, Janet é Agente de Responsabilidade Social, coordena um projeto social, está gestora da Floresta Curió pelo Instituto Natureza Viva do Grupo Telles, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará. Determinada, a autora ainda pretende escrever um livro de história com tema relevante para a educação e desenvolvimento infantil. Vamos aguardar!
Texto: Koanna K. Pontes
Foto: arquivo pessoal da escritora









