Resgate, conhecimento e valorização em: Moreno tem cultura, da Editora Ser Poeta.

O livro Moreno tem cultura, publicado pela Editora Ser Poeta e financiado pela Lei Aldir Blanc, representa não apenas um resgate, mas também um registro da cultura morenense ao trazer instrumentistas, aboiadores, costureiras, confeiteiras, artistas de folguedos carnavalescos e juninos, poetas, cantores, artesãos, seresteiros. O registro da cultura também se dá no tocante ao coletivo ao nos apresentar associações de bacamarteiros, grupos percussivos, orquestras, bandas de forró, grupos folclóricos e de capoeira, companhias de dança e grupos que promovem atividades culturais direcionadas para públicos específicos, tais como idosos, a fim de estimular a interação social e o combate à depressão.
Através de depoimentos, informações históricas e fotografias, ampliamos o conhecimento sobre esses artistas autodidatas e multi-instrumentistas e o amor dessas pessoas pela arte. Ao trazer à tona essas histórias, também conhecemos indiretamente outros nomes que foram referências para eles. Ou seja, é um contínuo sem fim que vai se ampliando cada vez mais e nos fazendo perceber o quão rica é a nossa diversidade cultural. Daí a importância de valorizar o que é nosso. O livro é bastante eclético e reúne gerações ao apresentar tanto artistas que estão na estrada há mais de 60 anos como também aqueles que estão no início da carreira.
Os engenhos e as casas de farinha e os espaços culturais voltados a combater a intolerância religiosa são ferramentas essenciais para que pensemos ainda mais sobre a amplitude da palavra cultura.
Como não poderia faltar, há o registro de festividades existentes em Moreno, tais como a Festa da macaxeira e, claro, a FELICIDADE – Feira de Literatura Independente da Cidade do Moreno.
Logo, Moreno tem cultura é fonte de consulta para curiosos, estudiosos e admiradores e, ao mesmo tempo, as histórias ali presentes são fonte de inspiração para muitos outros artistas. É imprescindível reconhecer o papel dessas pessoas que deixaram e deixarão um grandioso legado para a cultura morenense, pernambucana, nordestina e brasileira.
Para baixa o livro é só da um clique no link:MORENO TEM CULTURA (editoraserpoeta.com.br)
Você também pode fazer seu pedido e tirar suas dúvidas pelo nosso WhatsApp: (81) 9.8641-1677
Texto: Iaranda Barbosa
Revisão textual: Ana Clara Viera
Imagem: Editora Ser Peta









