Inovação é tema no Recife
Emanuel Pessanha, que tem uma carreira consolidada com artigos em publicações acadêmicas, apresenta a obra "O Despertar da Mente Inovadora (Treinamento)" em evento na Livraria do Jardim.

O cenário literário e acadêmico de Pernambuco se prepara para receber o lançamento do livro "O Despertar da Mente Inovadora (Treinamento)", do escritor e pesquisador Emanuel Pessanha. O evento acontecerá no dia 29 de agosto, a partir das 16h, na Livraria do Jardim, no bairro da Boa Vista, no Recife. A obra é o primeiro livro do autor, que possui uma trajetória notável.
Natural do Rio de Janeiro, Emanuel Pessanha é Mestre em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde aprofundou seus conhecimentos na área de Engenharia de Produção. Sua experiência acadêmica inclui a docência na Faculdade ESGO, em Formosa-GO, onde ministrou a disciplina de Inovação para o curso de Administração, compartilhando seu conhecimento sobre como transformar ideias em resultados práticos.
Com um perfil multidisciplinar, Pessanha é autor de diversos artigos que transitam no meio acadêmico. Suas publicações podem ser encontradas em veículos de relevância, como a Revista Spectrum, da Força Aérea Brasileira (FAB), a Revista da Escola Superior de Guerra (ESG), a Revista Doutrina Militar Terrestre, do Estado-Maior do Exército (EME), e a revista internacional Product: Management and Development. Além das publicações, apresentou artigos no Simpósio de Aplicações Operacionais em Árias de Defesa (SIGE), no Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha (SPOLM) e no Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SOBRAPO).
Um guia para a mente inovadora
Em "O Despertar da Mente Inovadora (Treinamento)", o autor busca desmistificar o processo de inovação, apresentando-o não como um golpe de sorte, mas como uma disciplina que pode ser aprendida e aprimorada. O livro guia o leitor por um caminho estruturado, partindo dos conceitos fundamentais até a aplicação de métodos práticos.
"Após uma breve passagem sobre o conceito de inovação, o livro destaca o raciocínio chave existente dentro dos métodos a serem apresentados, de modo a construir o caminho destinado à inovação", explica um trecho da obra.
O livro explora as fases desse processo através do conceito da "Curva S", como detalha o autor:
A inovação pode ocorrer em produto, em processo ou em serviço. Ela nasce no momento em que uma invenção é adotada pelas pessoas. Inicialmente, essa adoção é lenta. O aumento significativo do número de usuários consolida a inovação, que alcança o ponto de maturidade quando esse incremento já não é mais significativo. Exatamente neste ponto, outra solução surge com a capacidade de substituir a antiga ideia inovadora.
A obra se apresenta, portanto, como uma ferramenta essencial para estudantes, empreendedores e gestores que buscam não apenas entender, mas aplicar a inovação de forma estratégica em suas carreiras e negócios.
Compartilhe sem moderação








