NOSSOS PROJETOS

IV FEIRA DE LITERATURA INDEPENDENTE DA CIDADE DO MORENO

A IV FELICIDADE tem como objetivo realizar atividades culturais na cidade de Moreno na Praça da Bandeira nos dias 19 a 25 de agosto de 2019. 

O evento com o tema "LITERANDO O BOI AVOADOR" oferecerá rodas de leitura, atividades artísticas, apresentações musicais e palestras.

Todos as atividades serão gratuitas. Portanto, estamos buscando captação de recursos para que o evento possa ser realizado. Para ser um colaborador do evento, basta fazer doações de qualquer valor no link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/575556

CASA DO SER POETA

A casa do ser poeta será um espaço para literatura com oficinas de incentivo à leitura e iniciação à escrita, empréstimos de livros, oficinas de teatro, dança etc.
A casa do ser poeta será um espaço para literatura com oficinas de incentivo à leitura e iniciação à escrita, empréstimos de livros, oficinas de teatro, dança etc.

A 1ª Feira de Literatura Independente da Cidade de Moreno foi um marco na história da cidade, realizada nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2016, beneficiando diretamente autores locais, artesãos e artesãs, estudantes da rede pública e privada, artistas locais e regionais e, indiretamente, toda a população local e regional, com atividades diversas que dialogaram com a literatura. Este é um campo amplo de possibilidades que ocupou várias áreas da cidade. Já que a cidade possui apenas uma única banca de revista e nenhuma livraria, os idealizadores da FELICIDADE – Feira de Literatura Independente da Cidade de Moreno deram início à arrecadação de exemplares para a fundação da primeira biblioteca de autores independentes do estado de Pernambuco.

O papel social da Biblioteca Pública é permeado pelo acesso e disponibilidade da informação. A relação entre informação e o conhecimento é observada sob a ótica da Ciência da Informação a partir de 1980 (BARRETO, 2007, p. 25), e foi introduzida por Belkin, Wersig e Vevelling através dos trabalhos: Project in Scientific Information Exchange in Psycology, da American Psycological Association; do Center for Reseach in Scientific Comunication da John Hopkin University e o INFROSS Project na Universidade de Bath.
A casa da Literatura Independente “A CASA DO SER POETA” vai visibilizar e estimular o acesso à literatura para a população morenense e de toda a região metropolitana do Recife. Seu principal objetivo é abrir portas para esse universo tão vasto que é a literatura, incentivando jovens e adultos na busca pelo conhecimento e desbravamento dos diversos horizontes que a leitura nos permite.
É de total importância para a população um espaço físico onde serão realizadas oficinas, minicursos, palestras, roda de leituras e saraus durante o ano inteiro.
Com o propósito de expandir ainda mais nossos objetivos, também pretende-se montar dentro do espaço físico uma versão virtual, para que assim possamos levar o acesso à literatura o mais longe possível.

Desafio

Pretende-se certificar que a produção literária, dentro de suas diversidades de expressões, vem se fortalecendo como a principal identidade cultural da cidade de Moreno.

Conforme afirma Haberman (1987): “... O mundo da vida é a base das relações humanas e, toda nova forma de vida tem como base essa relação orgânica e social. A cultura, nesse sentido, é o armazém do saber humano. Assim, ações culturais podem ser vistas lutando para manterem a tradição e não sucumbirem à indústria cultural”. 

O município de Moreno tem apenas uma banca de revista e não possui livrarias, mesmo com nomes de grandes representações literárias em sua história como João Cabral de Melo Neto, Brandina Rocha e Sevy Rocha.

Um grande número de autores literários independentes resiste às adversidades e à falta de visibilidade, continuando a produzir intensa e ininterruptamente

SUA DOAÇÃO GARANTIRÁ A MATERIALIZAÇÃO DOS NOSSOS PROJETOS 

A literatura é um meio fantástico e inquestionável para o desenvolvimento pessoal e da criatividade. Atualmente, com os avanços e as facilidades de acesso a novas tecnologias, a literatura transcende a superfície do papel e vem sendo ofertada a seus admiradores de diversas formas e suportes, como a ludicidade, a contação de histórias, o cinema, a música, vídeo-poemas e expressões plásticas. Todo os valores doados garantirão a manutenção dos nosso projetos.

Projetos relacionados 

Share by: