DUDA SANFONEIRO/ Moreno Tem Cultura

O acordeon é um instrumento musical aerofone de origem alemã, popularmente conhecido como sanfona, que encantou Rivaldo Batista Cavalcanti, mais conhecido como Duda Sanfoneiro. Quando criança, observava atentamente o padrinho Luiz Leite tocando, apaixonou-se pelo ofício e aprendeu a tocar com muita dedicação. Já sua estreia como músico aconteceu aos 14 anos de idade, com total dedicação e amor pela sanfona.
Autodidata, o artista morenense procurou aperfeiçoar seu trabalho, passando a tocar vários instrumentos musicais como zabumba, triângulo, pandeiro e reco-reco, com o apoio da família. Aos 81 anos de idade, está completando 67 anos de carreira dedicada ao forró tradicional. “Estar no palco com minha sanfona é uma alegria. Atualmente não faço mais shows por causa da idade, mas continuo tocando em casa porque amo o que faço”, fala o músico.
Duda tem como referências musicais Severino Januário, Luiz Gonzaga, Pedro Sertanejo e Arlindo dos Oito Baixos, artistas que fortaleceram seu intuito de divulgar a cultura nordestina. Enfim, o sanfoneiro sempre obteve êxito em sua carreira solo e merece ser homenageado em Pernambuco como “Memória Viva” por seus serviços prestados na música, na vida e na arte.
Baixe o link do livro: MORENO TEM CULTURA (editoraserpoeta.com.br)
Dúvidas pelo nosso WhatsApp: (81) 9.8641-1677
Texto: Koanna K. Pontes
Foto: arquivo Editora Ser Poeta
Revisão: Ludmila Crusoé









