Retrospectiva 2022: o ano da Ser Poeta na Europa, de lançamentos especiais e da 6ª FELICIDADE

O ano de 2022 está chegando ao fim e, em meio às festividades e fechamentos de ciclos, a
Ser Poeta relembra em retrospectiva os vários acontecimentos dos últimos 12 meses. Foi um ano de muitas conquistas para a Editora, entre eles: lançamentos de livros, chegada de novos autores, expansão para outros continentes, e tudo o mais que você confere no texto de hoje.
Cerca de 15 obras foram publicadas este ano, entre livros de poema, ficção, infantojuvenil e biografias; todos sempre carregados de identidade e poesia. Alguns destes títulos foram: O Meu DNA, de Janet Girão; O Coração da Banana Temperado na Wasabi Preta, de Jeniffer Éffe’s; Poesias Quilombeiras, de Fêh Calheiro; e o livro infantojuvenil, Ana Luiza, de Celo Cardoso. Escritores de vários estados do Brasil descobriram a Editora pernambucana e confiaram seus projetos. Entre livros individuais e coletâneas, mais de 100 autores passaram pela Ser Poeta em 2022.
“Este ano tivemos um crescimento maior que o normal, isso é inegável! Apesar das dificuldades ainda vindas da pandemia, conseguimos manter constante a publicação de títulos. E a procura e interesse pela Editora aumentou. Pudemos perceber isso quando o número de autores pernambucanos passou a crescer; antes era mais fora do Estado. Estamos otimistas com esse crescimento. Sempre tentamos nos aprimorar e evoluir em questão de revisão e diagramação e, claro, sempre acompanhando o que o mercado pede”, afirma o editor-chefe da Ser Poeta, Dayvton Almeida.
Uma das realizações foi o lançamento do livro Moreno Tem Cultura. O projeto reuniu histórias de grupos, artistas e fazedores de cultura da cidade que foram contemplados pela Lei Emergencial Aldir Blanc (nº 14.017/2020). Considerado o primeiro Catálogo Cultural de Moreno, a obra traz um resgate da cultura morenense, pernambucana, nordestina e brasileira, através de depoimentos e fotografias que eternizam músicos, instrumentistas, poetas, confeiteiros, carnavalescos, artesãos, entre muitos outros grupos culturais da cidade. O livro fora disponibilizado tanto na versão impressa como em e-book.
Expansão na distribuição dos livros

O ano iniciou com uma novidade para as corujas autoras: a Ser Poeta ampliou a distribuição das obras publicadas para as principais redes de marketplace do Brasil. Antes disponibilizados apenas no site oficial da Editora, em 2022 os livros ganharam novos espaços para serem descobertos com mais facilidade por milhares de leitores. A ação, além de ampliar as vendas dos exemplares, traz mais visibilidade aos autores e democratiza o acesso e distribuição dos livros, visto que em algumas plataformas os leitores adquirem vantagens como frete grátis, entre outras.
Meses das novidades

Em julho, a Ser Poeta pousou em Portugal. Com a escritora Mauricelha Pereira Prates à frente da coordenação, a Editora deu os primeiros passos na ampliação para o mercado internacional. De acordo com ela, além do intercâmbio cultural, a presença da Ser Poeta em outros países também traz mais facilidade e economia na publicação simultânea em continentes diferentes.
Antologias já estão sendo planejadas para serem publicadas até março do próximo ano. Enquanto isso, a coordenadora destaca que o principal objetivo é trazer a literatura brasileira para Portugal, através de eventos e feiras, e levar os autores e a literatura portuguesa para eventos literários brasileiros.
Outra conquista deste ano foi a presença da Editora na Ata de Habilitados para o Prêmio Candango de Literatura, que tem como objetivo dar destaque às manifestações literárias dos países com o português como língua oficial. Das mais de 1.400 inscrições validadas, a Ser Poeta apareceu 17 vezes com oito projetos, concorrendo às categorias de Poesia, Capa, Projeto Gráfico e Projeto de Incentivo à Leitura.
Ainda no tópico de premiações, pela primeira vez a editora realizou inscrições para concorrer ao Oceanos 2022 e ao Prêmio Jabuti. Na edição deste ano do prêmio Oceanos, a Ser Poeta concorreu com cinco obras, junto de mais de dois mil títulos concorrentes. Já na 64ª edição do Prêmio Jabuti, ao todo mais de quatro mil livros foram inscritos.
Na última semana de agosto foi realizada a 6ª edição da Feira Literária Independente da Cidade do Moreno (PE) – FELICIDADE. De 22 a 28 de agosto, a Praça da Bandeira reuniu artistas locais de vários segmentos, sempre dando destaque à literatura independente. Em 2022, a Feira não contou com grande orçamento para a sua realização, no entanto, com a persistência e dedicação dos realizadores, conseguiu trazer para a programação palestras, apresentações musicais, lançamentos de livros e sessões de autógrafos com autores. Durante todos os dias do evento, uma pauta se manteve presente entre os participantes e o público: a luta literária na cidade de Moreno.
As últimas semanas do ano ainda preveem alguns lançamentos para acontecer dentro da Ser Poeta. E os planejamentos para o próximo ano já estão sendo feitos! O 2023 da Editora promete ainda mais livros, eventos, cultura e acesso à literatura, tanto para Moreno, como para Pernambuco, o Brasil e o mundo.









