Jovem escritora lança seu primeiro livro pela Editora Ser Poeta
Aos 13 anos de idade, Luísa Borém estreia com romance policial cativante e misterioso

Do caminho percorrido por autores como Agatha Christie, Arthur Conan Doyle e Maurice LeBlanc: foi assim que nasceu Reação em Cadeia, o livro de estreia da adolescente de Montes Claros, Minas Gerais, Luísa Borém. A obra, que em breve será lançada pela Editora Ser Poeta, traz um romance policial repleto de mistério e personagens instigantes, que convida o leitor a embarcar em uma investigação ambientada no início do século XX.
A trama parte da morte da Sra. Valéria Carvalho que, apesar de ter sido registrada como derivada de causas naturais, é vista com suspeita pelo filho mais novo, Eric. Acreditando que a mãe tenha sido assassinada, ele procura por Sylvia Lopes, uma jovem perspicaz, conhecida por já ter solucionado alguns crimes, apesar de receosa quanto a levar o título de detetive. Junto ao irmão — e braço direito — Andrey, ela mergulha na história da família Carvalho, que acaba se tornando mais complexa do que o esperado pelos nossos protagonistas.
Reação em Cadeia é uma história envolvente, feita para os jovens leitores amantes de mistério e àqueles que buscam começar a se aventurar por este gênero literário. De leitura rápida e cativante, a estrutura da obra age com um quebra-cabeça que vai ganhando forma na mente do leitor a cada nova página.
A primeira publicação física
Luísa escreveu Reação em Cadeia ao longo de 2021, aos 12 anos. Segundo conta, a escrita da história foi um processo natural, que surgia aos poucos, com as ideias de trama e personagens sendo colocadas no papel. Por amar escrever desde os oito anos de idade, esse processo acabou sendo mais divertido do que cansativo, e o resultado disso é que a jovem autora já está se dedicando a produzir outras histórias literárias.
Além dos escritores clássicos do gênero de romance policial, Luísa diz se inspirar em autores como Machado de Assis e J. R. R. Tolkien. “Tudo o que leio influencia a minha escrita. Quando escrevia, usava características de pessoas e personagens que conheço. Acho que a leitura sempre nos faz entender um pouco mais da vida, e eu espero que meu livro possa agregar alguma coisa às pessoas nesse sentido”, conta ela, ainda admirada com a ideia de estar publicando seu primeiro livro de forma física.
Reação em Cadeia será lançado em breve pela Ser Poeta. As atualizações você confere nas redes sociais da Editora: @editoraserpoeta.
Texto e correção:Ariadne Marcelino
Foto: arquivo Editora Ser Poeta
Edição de foto: Dayvton Almeida









