Conjunto de poemas de alunos do Colégio Militar do Recife vira livro
Projeto começou no Concurso de Poesia do Setembro Amarelo, orientado pelo professor Renan Freitas

De um projeto da disciplina de Língua Portuguesa a livro impresso. Os alunos do Colégio Militar do Recife terão seus poemas nas páginas da próxima obra publicada pela Editora Ser Poeta. “O que é ser feliz?” nasceu do Concurso de Poesia do Setembro Amarelo de 2022, realizado pela instituição como forma de estímulo à produção textual. O lançamento da obra está programado para ser realizado às 16h do próximo sábado, 3 de dezembro, no Museu Militar do Forte do Brum, Recife (PE).
O livro é um compilado de mais de 30 poemas. Segundo conta o coordenador da disciplina de Português, professor Renan Freitas, o responsável por idealizar uma produção editorial com os trabalhos dos alunos foi o Coronel e Diretor de Ensino Emerson de Lima, a publicação conta com o apoio cultural da Associação de Pais e Mestres do Colégio Militar do Recife.
De início, o concurso proposto com a temática do Setembro Amarelo tinha como objetivo premiar os melhores textos. No entanto, ao receber a seleção dos poemas escritos pelos estudantes, Lima viu a oportunidade de aumentar essa repercussão de um assunto tão presente e importante nos dias atuais retratado em forma de poesia. Assim, o grande prêmio tornou-se uma publicação inteiramente escrita pelos alunos.
“A Ser Poeta nos ajudou a dar vida a um sonho. Este livro está muito lindo e recheado de leveza. Acredito que vá despertar muito interesse no público. A maioria dos textos são de alunos do 6º ano. Como são potencialmente encaixados na temática do Setembro Amarelo, farão a diferença na vida de muita gente”, destaca Renan.
Promover concursos que envolvam a criatividade, literatura e escrita dos estudantes é algo constante no Colégio Militar do Recife. De acordo com o professor Renan, a publicação de livros e periódicos, tanto digitais como impressos, e cerimônias de premiação são sempre estimulados pelo Exército. Na disciplina de Língua Portuguesa, os projetos consistem em compilar os textos feitos pelos alunos e utilizar como método de educação na própria comunidade escolar.
“Esse método de incentivo é o ideal para a escola do século XXI. Precisamos dar oportunidades às inteligências múltiplas. Diferentemente do que muitos pensam, as crianças e jovens gostam de poesia, de escrever, de participar de eventos. Promover concursos, recitais e exposições permite dar visibilidade a essa produção e atrair os talentos natos, bem como lapidar outros”, encerra.
“O que é ser feliz?” em breve passará a compor o catálogo da Ser Poeta. Acompanhe todas as atualizações no site da Editora e também nas redes sociais (@editoraserpoeta).
Texto e correção:Ariadne Marcelino
Edição de foto: Dayvton Almeida









