Inserção da literatura afro-brasileira nas escolas é destaque com nova publicação da Ser Poeta
Ana Luiza, do autor Celo Cardoso, foi lançado no último dia 21 em Bom Jesus da Lapa (BA)

A sede da Secretaria Municipal de Educação de Bom Jesus da Lapa (SEMED) recebeu no dia 21 de outubro o lançamento de Ana Luiza, livro publicado pelo Selo Corujito, da editora Ser Poeta. Escrita pelo autor infantojuvenil Celo Cardoso, a obra traz à tona a discussão acerca do reconhecimento étnico-racial e a relevância da educação na vida das crianças e jovens, assuntos que foram debatidos em mesa com representantes e o público leitor durante o evento.
Quase 100 pessoas passaram pelo lançamento de Ana Luiza, que contou com a presença de três colégios do município: Escola Municipal Otacílio José das Neves, Escola Municipal Balão Mágico e Escola Municipalizada Edivaldo Boaventura. Com o tema “A Literatura como Potencializadora da Transformação Social”, a mesa de discussão foi mediada pela coordenadora da pasta de assuntos étnico-raciais, Ma. Michelle de Oliveira Matos.
Segundo conta o autor, a mesa foi realizada em duas etapas. No início de outubro, um grupo de mulheres e estudantes, público-alvo da história, reuniu-se para realizar a leitura da obra e discutir os principais assuntos abordados. Essas reflexões e apontamentos foram apresentados no lançamento oficial de Ana Luiza, dando destaque à representatividade e às emoções perpassadas com o livro.
Ana Luiza traz a trajetória de amadurecimento da jovem protagonista em busca de uma profissão. Tendo como principais pilares de seu desenvolvimento o apoio familiar e a educação, que possui um poder transformador em sua vida, ela trilha um caminho cheio de encruzilhadas e desafios impostos por uma sociedade estruturalmente racista. Com o princípio de que através do acesso à leitura é-se possível transformar realidades, o livro aborda de maneira simples o reconhecimento étnico-racial e a questão do acesso às oportunidades.
“São questões que devem ser trabalhadas desde os primeiros anos escolares. A população preta precisa desse reconhecimento para não sofrer esse enraizamento social que é o racismo. Quando se trata de um corpo feminino, pobre, periférico, a sociedade impede sonhos. E o ambiente escolar é o espaço onde esses sonhos se constroem, mas também onde podem ser destruídos”, destaca Cardoso.
O autor ainda pontua que a obra é desenvolvida para os membros de toda a comunidade escolar, e possibilita que o assunto seja abordado com mais afinco pelos professores em sala de aula. “Creio que a literatura afro-brasileira tem uma importância gigantesca e necessária nesse ambiente. Ela está ali para tratar da representatividade. Através da escrita retratamos e deixamos em evidência pessoas e personagens de melanina acentuada. E isso quebra e desmistifica muitos paradigmas literários”, relata.
Ana Luiza pode ser adquirido no site da Ser Poeta através do link: www.editoraserpoeta.com.br/catalogo/ANA-LUIZA-p494526688. Acompanhe todas as atualizações da Editora pelas redes sociais (@editoraserpoeta).
Texto e correção:Ariadne Marcelino
Edição de foto: Dayvton Almeida
COMPARTILHE SEM MODERAÇÃO









