Lançamento do livro “Juventude viva sempre! A luta das Mães da Saudade” do Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças (GCASC)

Lançamento do livro “Juventude viva sempre! A luta das Mães da Saudade” do Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças (GCASC), um projeto financiado pela terre des hommes schweiz (tdh schweiz). A publicação é resultado da parceria entre o GCASC e a tdh schweiz com o imuê - Instituto Mulheres e Economia, e contou ainda com o apoio da @andarilha edições e da @Editora Ser Poeta.
O lançamento fará parte do evento do mês da Consciência Negra do GCASC, "Juventude Negra Vivia". Pelo Instagram do @grupo_gcasc, você pode acompanhar a programação a partir das 9h30. O lançamento do livro fechará o evento no fim da tarde!
Em 2012 um grupo de educadores populares no bairro de Peixinho, Olinda-PE, vinculados ao Grupo Comunidade Assumindo suas Crianças (GCASC), elaborou o projeto “Mães da Saudade: Laços e destinos que foram exterminados”, que tinha como objetivo contribuir para a construção de uma cultura de paz e a redução da violência urbana no bairro. A história contada no livro perpassa as raízes deste projeto e seus quase dez anos de existência. É uma história que fala da importância de caminhar junto com as mães atingidas pelas mortes de seus filhos. Mortes perpetradas de muitas maneiras: pela falta de saúde, de educação de qualidade, de políticas públicas de prevenção voltadas à juventude, de espaços de esporte e lazer em comunidades periféricas e outras tantas violações de direitos básicos. O livro também mostra como o Projeto Mães da Saudade nos ensina que a juventude é potência e que dentro das próprias comunidades há a saída para o problema da violência, basta que o poder público se abra para uma perspectiva de diálogo e construção conjunta.
O Grupo Comunidade Assumindo Suas Crianças (GCASC) foi criado em 1986 por pessoas do bairro de Peixinhos, Olinda/PE, que tinham como compromisso realizar um trabalho social e religioso com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Hoje, com suas ações ampliadas, a instituição firma o propósito de contribuir com a melhoria da qualidade de vida das crianças, dos adolescentes, jovens e famílias com sua proposta pedagógica voltada para os direitos humanos e para uma cultura de paz, tendo como lema: a valorização da vida através da arte e da cultura. Suas atividades buscam, assim, contribuir para a construção de uma cultura de paz e da redução da violência urbana em Peixinhos, por meio de ações de prevenção e sensibilização da comunidade com incidência nas políticas de segurança pública, envolvendo os jovens multiplicadores, as Mães da Saudade, as escolas e os grupos parceiros para a valorização da vida.









