O nascimento da obra 20 Marias em um Grito, edição Tocantins, se deu por muitas mãos.

O nascimento da obra 20 Marias em um Grito, edição Tocantins, se deu por muitas mãos.
Denyzia Brito, poetisa, mobilizou mulheres do seu círculo de amizade e foi nos contando sobre a ideia de escrever os poemas e publicá-los.
Algumas delas, logo se encantaram e de pronto disseram sim. Outras, como de costume no processo de criação de qualquer arte, inclusive literária, se questionaram se realmente valeria a pena publicar seus escritos, ou mesmo, se seriam capazes de escrever poemas. Aos poucos, juntaram-se vinte mulheres.
Os poemas brotaram, nasceram, vingaram, floresceram de maneira tão linda de ver, que contagiava a quem perto estivesse. Ao lê-los, percebe-se que conversam entre si como se buscassem dizer da dor e da delícia de ser o que é (parafraseando o poeta Gonzaguinha).

Todas nós somos muito diferentes nas experiências de vida, profissões, anseios, projetos de vida. Porém, algo nos torna unas em essência, que é o desejo do fundo da nossa alma de sermos inteiras naquilo que somos, que temos, que fazemos, na mulher que cada uma se torna todos os dias onde quer que esteja.
O processo de escrever o livro nos uniu, nos abarcou, nos engrandeceu. Não havia vaidades, havia e há fraternidade e comunhão.
Fomos a duas rádios e a uma das emissoras de TV da cidade de Palmas falar do nosso grito, anunciar aquilo que emanava do interior das nossas entranhas. Publicamos posts e mais posts nas nossas redes sociais, lemos e declamamos nossos poemas e os das outras Marias, como carinhosamente nos intitulamos. Não nos calamos, não ficamos acanhadas, ao contrário, fizemos do nosso grito feminino uma ode às mulheres e aos homens que acreditam e têm esperança na vida.
Duas semanas antes do lançamento realizamos um chá com live ao vivo. Muitas de nós ali nos conhecemos pela primeira vez, trocamos conversas, outros livros publicados, nos aplaudimos, sorrimos e assim vivemos o pré-lançamento do nosso livro.
Dia 14 de maio foi cuidadosamente escolhido para o lançamento oficial. O evento aconteceu na Livraria Leitura, do Shopping Capim Dourado, em Palmas, 12 das 20 Marias estavam lá. Inventamos um flashmob poético dentro do espaço, recebemos e acolhemos nossos convidados com todo amor, recitamos poemas, falamos dos nossos sentimentos em participar dessa obra, agradecemos, ouvimos música ao som do saxofone de um músico escolhido a dedo por nós, demos autógrafos, vendemos quase todos os exemplares disponíveis. Foi um sucesso, um verdadeiro sucesso do início ao fim.
Várias poetisas não puderam estar presentes fisicamente conosco, algumas por não residirem em Palmas ou mesmo no Tocantins. A elas, nosso carinho, são parte intrínseca do projeto e sabe o que mais? Já estamos confabulando sobre 20 Marias em um Grito – Tocantins: Volume II.
Alguém duvida da coragem dessas Marias?
Texto: Adriana Magna
Correção: Amanda Nere
Edição de imagem: Dayvton Almeida









