O Professor João Pereira lança “Retalhos de uma vida”, uma autobiografia para instigar os leitores

Escrever sempre foi uma atividade fácil para o recifense, que foi criado no município do Moreno. Um amante da literatura que a princípio não enxergava sua vocação natural, que costumava engavetar tudo que escrevia, porque simplesmente não gostava do que produzia. Mas, com o passar do tempo e o incentivo dos amigos, João Pereira que é integrante da Academia Morenense de Letras e Artes, se descobriu escritor durante sua vida acadêmica. Onde buscou inspiração após sua aposentadoria como professor há três anos, passando a sentir necessidade de contar sua história pessoal e trajetória profissional ao registrar algumas experiências vivenciadas como docente, transformando tudo em sua primeira obra literária.
“Falar da importância da literatura na minha vida é preciso uma análise sob dois aspectos: a literatura enquanto componente curricular do ensino médio e literatura enquanto arte, enquanto produção literária. No primeiro aspecto, sempre gostei de ensinar literatura, sempre gostei de contribuir para que os jovens passassem a apreciar a leitura e a análise de obras literárias bem como compreender o contexto em que se dá a produção dessas obras. Sempre foi um trabalho prazeroso e compensador. Já no segundo aspecto, desde jovem gostei de ler. E li bastante. Pelo menos o que foi possível e acessível para mim. E foi graças a essas leituras e a esses contatos com a literatura que nasceu em mim a vocação para fazer um curso de letras e, a partir daí, fortalecer e ampliar meu contato com essa arte tão nobre e sublime que é a literatura”, fala João pereira.
O livro “Retalhos de uma vida”, é uma autobiografia, publicado pela editora Ser Poeta, estruturado em quatro capítulos. São relatos sobre a vida do autor, da sua origem até aposentadoria como professor de escola pública, apresento mensagens recebidas de alunos e colegas de profissão, passando por uma análise crítica do seu perfil docente realizada pelo amigo Evandro Fonseca, além de apresentar uma série de imagens acumuladas ao longo de trinta e dois anos como professor. Já o lançamento aconteceu no dia 26 de novembro, no Espaço “O Quintal”, cidade do Moreno, onde o escritor reuniu familiares, amigos, colegas de trabalho e autoridades na ocasião. Além causar a maior repercussão nas redes sociais, por ser um livro muito aguardado pelos leitores.
Um projeto dedicado aos alunos e a todos que passaram pela vida do pernambucano, que não pretender parar de escrever nem tão cedo. No qual, pretende dá continuidade as análises desse primeiro trabalho literário, ampliando experiências vivenciadas agora como professor aposentado, mas que continua atuando voluntariamente como docente. Portanto, os interessados em adquirir o livro “Retalhos de uma vida”, já podem acessar o site da Editora ser Poeta (https://www.editoraserpoeta.com.br/catalogo/RETALHOS-DE-UMA-VIDA-p347729944), e garantir o livro com preço promocional de lançamento, utilizando o cupom “professor”. Vale a pena conferir!
Texto: Koanna K. Pontes
Revisão textual: Ananda Neres
Imagem: arquivo pessoal do escritor









