“Dª. Iracema e o poder de sua influência nas Famílias Moura e Veras”, livro escrito em vida pelo escritor Danilo Pereira e lançado após sua morte

Danilo Pereira nasceu em 15 de março de 1931, na cidade de Massapê, mas nos deixou uma semana antes de completar 90 anos de vida, vítima da Covid-19. Uma figura ilustre que exerceu funções importantes no Estado do Ceará como Secretário da Indústria e Comércio, Superintendente e idealizador do Museu da Industria José Danilo Rubens Pereira.
Um religioso que integrou o Seminário Franciscano de Ipuarana (antiga Lagoa Seca), nas cercanias de Campina Grande/ PB, onde cumpriu todo seminário menor (1943-1949), Noviciado no Centro dos Padres Franciscanos em Sirinhaém/ PE (1950), neste período estudou e compôs músicas sacras, aprendeu a tocar órgão elétrico, canto gregoriano, solfejo composição e regência.
Dedicado em tudo que fazia, passou a trabalhar como correspondente comercial na empresa Equitativa dos Estados Unidos do Brasil na filial de Fortaleza (1951), se tornou Bacharel em Letras Clássicas pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará (1952), exerceu a profissão do magistério em português, francês e latim na cidade de Arcoverde (1952-1956), No mesmo ano foi aprovado em concurso público do Banco do Brasil em Fortaleza/CE (1952-1963), onde desempenhou várias funções de direção e assessoramento, gerente, diretor regional do Nordeste, gerente de operações especiais no país.
O brasileiro também se tornou Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (1970). Além de representar o Banco do Brasil ao inaugurar agências no exterior em (1971), lugares como México, Tóquio, Costa do Marfim, Holanda, Quito, Uruguai, Paraguai, Argentina, Venezuela, Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Grécia, Hong Kong, Miami. Passando a assumir a direção geral da instituição em Brasília até sua aposentadoria (1972-1983).
O cearense era casado com Zuleide Veras Pereira e juntos tiveram seis filhos. Em vida, Danilo escreveu “Dª. Iracema e o poder de sua influência nas Famílias Moura e Veras”, um livro em homenagem à matriarca Iracema Moura de Moraes Veras (in memoriam), que está sendo publicado por Fernando Veras sem alterações e será lançado no segundo semestre de 2021, através da editora Ser Poeta em homenagem ao autor da obra, com foco no Clã Veras, citando ascendentes e descendentes de Iracema e Marinho Veras até 19 de março de 2017. Onde Danilo Pereira dedicou dias e noites do seu precioso tempo para estudar com muito amor, esmero e profissionalismo a árvore genealógica da sua família, com base em coletas de dados em periódicos e pesquisas bibliográficas.
Texto: Koanna K. Pontes
Imagem: editora Ser Poeta









