Para Você: Novo lançamento da Ser Poeta transborda sentimentos pelas suas páginas
Apaixonada pela arte da escrita, autora conta sobre suas principais inspirações durante a produção do livro

Mauricelha Pereira da Silva Prates sabia da paixão que sentia por escrever desde a infância. Em uma época anterior à internet, ela produzia cartas — para si mesma e para quem a pedisse —, passava para o papel letras de músicas que ouvia no rádio e, assim, mantinha a sua escrita atualizada. Porém, essa paixão acabou ficando para trás. E hoje, na vida adulta, ela retorna com a publicação de seu primeiro livro solo, que, justamente, traz de volta essas memórias esquecidas no passado.
Para Você é um livro de poemas que retrata sobre amor, pensamentos e sentimentos, em sua mais genuína forma. “É aquilo que você carrega dentro de si, sente e às vezes vivencia. É como um daqueles momentos na vida em que você se senta com alguém no ônibus e, naqueles poucos minutos, essa pessoa sente a necessidade de falar de suas paixões, angústias ou medos. É muito sobre o sentir”, conta a autora.
Ela ainda relata que começou a escrever a obra em 2018, pelo incentivo do amigo, e também escritor, Valque Santos. Através de sua motivação, e do apoio de amigas próximas e da filha, ela passou a idealizar seu primeiro livro solo. No ano anterior, Mauricelha já havia trabalhado como idealizadora e escritora da obra “Memória de Estudante”, livro coletivo que reúne diversas histórias da época de escola de colegas, amigos e professores os quais conviveu.
“Sinto uma responsabilidade muito grande em publicar um livro inteiro na minha autoria, ao mesmo tempo em que é uma sensação boa e gratificante. Eu consegui resgatar aquilo que tinha na minha infância e adolescência e ver um resultado final o qual me orgulho”, destaca.
Para a autora, um de seus principais objetivos com a obra é fazer com que os leitores se identifiquem e, principalmente, passem a falar mais sobre como se sentem, sem medo de se expor. “Falar de amor e sentimento é algo muito complexo. As pessoas acham que ao fazer isso estão sendo frágeis. Mas, pelo contrário, quando você fala sobre seus sentimentos, sobre aquilo de melhor que você tem guardado, na verdade está sendo uma pessoa muito forte”, pontua.
A música como inspiração criativa
Sentar-se à mesa, colocar os fones de ouvido, deixar a música começar a tocar e, então, navegar por suas memórias. Assim, Mauricelha iniciava quase que todos os seus momentos dedicados à escrita de Para Você. Ela conta que música foi uma de suas principais inspirações para escrever. Era através delas que a autora conectava-se com o seu eu do passado, tanto em memória como em sentimento. Utilizando-se dos clássicos dos anos 70 e 80, principalmente canções românticas, como ela própria destaca, os versos presentes em seu livro nasceram.
Essa capacidade de resgate de sentimentos e memórias é o que mais marca Mauricelha quando se trata de seu processo de escrita, bem como sua coragem em se expressar dessa maneira. A escolha do título ainda permanece como uma curiosidade. “’Para você’... Para quem será que esses poemas são escritos? Será que, afinal, são para alguém?”, questiona. Estes são pensamentos que os leitores terão de ler para descobrir. E sentir.
Para Você será publicado em breve pela Editora Ser Poeta. Todas as atualizações podem ser encontradas no site e nas redes sociais: @editoraserpoeta.
Texto e correção: Ariadne Marcelino
Edição de foto: Dayvton Almeida
Compartilhe sem moderação









