UM PEDAÇO DO MEU MUNDO
Resenha – sobre Um pedaço do Meu Mundo, de Rosangela Monteiro

Um Pedaço do Meu Mundo é o livro de poemas escrito por Rosangela Monteiro. Os versos, que começaram a ser escritos na adolescência, nos trazem um eu lírico enamorado por um alguém ora presente ora inalcançável. Encontros, desencontros, despedidas, ilusões, desilusões e o amor, seja platônico seja real, estão distribuídos ao longo de poesias baseadas na simplicidade da meninice e na ânsia por externalizar os sentimentos em versos simples.
Os poemas nos trazem uma voz à procura da felicidade. Em alguns momentos é possível perceber a hesitação e a insegurança de alguém que escreveu em um período de amadurecimento emocional, como dito anteriormente, a adolescência. Logo, os textos apresentam muitas reticências, indicando, às vezes, o medo de se revelar e de se entregar a um amor, embora esse seja o desejo. O livro não fala sobre paixão, sentimento passageiro ou repentino, mas sim de amor, algo mais sólido, duradouro.
A voz poética angustiada, apreensiva, com medo da solidão, términos e recomeços, procura na poesia uma válvula de escape para os sentimentos. Rosangela Monteiro traz cenários com muitos elementos da natureza, sobretudo o mar, a fim de diminuir a distância, superar obstáculos para estar com a pessoa amada e ser amada.
[...]
Me hipnotizar na tua voz, no teu olhar
Sentir teus lábios, a natureza, o mar
Viver sempre de amor, encantamento
E esquecer a dor, o sofrimento.
[...]
Os poemas são um meio para desabafar, se confessar, se declarar, esperar um amor, seja novo seja antigo. A saudade desse outro que está distante se revela em gestos simples como o sorriso, o olhar, uma carícia, um abraço. As lembranças e as recordações de um passado ora recente ora longínquo, fazem com que a voz poética questione não só a si mesma, mas também o outro:
[...]
Que foi feito da ilusão que nós tivemos?
Dos nossos planos para o futuro, nossa alegria
De cada encontro onde felizes nós revivemos.
Nosso começo, nosso passado, sem nostalgia
[...]
Embora a vida tenha levado Rosangela Monteiro a atuar em outras áreas, a poesia sempre esteve presente no seu cotidiano. Por isso, os poemas escritos em um caderno finalmente assumem o formato de livro e estão reunidos em Um Pedaço do Meu Mundo. A autora, ao lançar o primeiro livro em uma fase já madura, nos inspira a pensar que nunca é tarde para realizar sonhos, porque eles nos motivam a buscar direções e razões para seguir adiante. Ela nos deixa renovados para novos desafios e, por que não dizer, novos sonhos, pois, assim como Rosângela Monteiro nos traz em um dos seus poemas:
[...]
Quem serei eu se não sonhar?
Sem cultivar o dom de acalentar
A boa esperança adormecida?!
[...]
Texto e correção: Iaranda Barbosa
Foto: arquivo pessoal da escritora
Edição de imagem: Dayvton Almeida